quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dicas para Dormir Melhor


Para que tenhamos um bom trabalho, nosso corpo precisa estar descansado para que assim possamos produzir de maneira que não se torne um peso ... "Ahh, tenho que trabalhar denovo...!"

Assim, estava lendo em uns foruns da internet e descobri umas dicas para se ter uma boa noite de sono, leia abaixo, vale a pena conferir.



1. Tenha um bom lugar para dormir

Um quarto agradável e um colchão confortável são itens básicos.

2. Vá para a cama sempre no mesmo horário

O corpo acaba se condicionando a essa rotina. Uma hora antes de deitar, comece a desacelerar: nada de atividades barulhentas ou excitantes.

3. Ajude o seu corpo a relaxar

Massagens, banhos de imersão ou uma ducha quente são sedativos naturais e driblam a ansiedade.

4. Manere nas substâncias estimulantes

Depois das 17 horas, evite estimulantes como guaraná em pó e chocolate e bebidas à base de cafeína, como café e chá preto. Cinco xícaras diárias de café são suficientes para afetar ou impedir o sono.

5. Evite tomar bebidas alcoólicas

O momento ideal para um drinque é o da happy hour, no período que vai das 17 às 20 horas, pois os efeitos do álcool no corpo duram três horas.
Atenção, pois a bebida provoca relaxamento imediato, mas leva a pessoa a "acender" e sentir dificuldades para tornar a adormecer.

6. Aposte nos carboidratos

No jantar, é melhor consumir pequenas porções de carboidratos, que são excelentes soníferos, do que proteínas, que têm efeito estimulante.

7. Bebidas quentes ajudam a relaxar

Tomar um copo de leite quente funciona, sim, porém mais pela temperatura do que pelo alimento em si.

8. Coma uma maçã

Comer uma maçã à noite é uma boa pedida, porque a casca é relaxante. O efeito aumenta se ela for cozida e servida quente. Também vale o chá feito com a casca seca.

9. Faça um escalda-pés

O tradicional escalda-pés tem o aval da medicina chinesa - o ritual relaxa o corpo todo, porque os terminais energéticos dos pontos da acupuntura concentram-se nos pés, desde a planta até a altura dos tornozelos.
Mergulhe-os na água quente por dez minutos até a pele ficar vermelha. Depois, seque-os e calce meias para mantê-los aquecidos.

10. Tome um chá de ervas

Um chazinho quente antes de ir para a cama é reconfortante.
Prefira as ervas frescas sedativas, como a erva-cidreira.
A camomila tem efeito mais brando, por isso é indicada a bebês.
A valeriana é muito forte - não abuse ou poderá perder a hora no dia seguinte.
Chá de flor seca de maracujá também é calmante.
Cuidado com as misturas aromáticas que contenham chá preto: como é excitante, deve ser tomado quando você quer espantar a sonolência, nunca antes de dormir.

Um comentário: